Projeto interdisciplinar de ensino aprendizagem 2

Tema: Arte com alimentos
Público alvo: Alunos do 7º ano do ensino fundamental
Introdução
Esse projeto aborda o tema Fazendo Arte com alimentos. Trataremos esse tema pelo fato de muitos verem a arte hoje ainda como algo restrito apenas a quadros e obras tradicionais e nós sabemos que a arte é algo muito além de obras fixas. Assim despertar um novo olhar para a arte. Analisaremos o que é arte, diferentes técnicas e linguagens artísticas e quais artistas trabalham ou trabalhava com a arte através de alimentos.
            Há também uma preocupação com a forma em que as pessoas estão se alimentando, a cada dia, pesquisas revelam dados assustadores sobre a obesidade. Dessa forma, buscar mostrar os alimentos que são essenciais para uma vida saudável, o que cada alimento previne, quais os nutrientes presentes. É essencial tomar consciência o mais cedo possível da importância da boa alimentação.
Abordaremos os principais componentes químicos presentes nos alimentos escolhidos, quais são os benefícios deles para nossa saúde. Trazendo assim um conhecimento sobre a química, pois as pessoas a vêem como algo muito distante do cotidiano.
Justifica-se abordar o tema, por abrir um leque de questões muito importantes a serem abordadas. É um projeto que visa buscar o trabalho interdisciplinar com a arte, biologia e a química, através de assuntos importantes e do cotidiano.
Objetivo Geral – Fazer com que os alunos mudem seu olhar para a diversidade de códigos culturais, diversidade de interpretações e de leituras que tem a arte. Explorar os benefícios que uma alimentação saudável e os elementos químicos presentes nos alimentos proporciona para os seres humanos. E estimular a criatividade.
Objetivos específicos
- Explorar as diferentes abordagens artísticas: instalação, performance, mosaicos e fotografias.
- Os componentes químicos existentes na comida.
- A importância de uma alimentação saudável.
- Estimular a criatividade.
Conteúdo de estudo
- Arte: Instalação, performance, mosaicos e fotografias.
- biologia – alimentos: pirâmide alimentar, sais minerais, vitaminas.
- Química – elementos químicos presentes nos alimentos: Cálcio, ferro, flúor, sódio, cloro e etc.
Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados
Para esse projeto será necessário  computador, retroprojetor e alimentos.








Aula 1 – O que é arte?
Procedimentos metodológicos
Atividade 1 - perguntas para analisar os conhecimentos prévios dos alunos
- O que é arte?
- Quais tipos de arte você já presenciou?
- Você conhece algum artista ou sabe o nome de algum?
- O que mais te impressiona na arte?
Atividade 2 – questionando o que é arte
Através de imagens de obras contemporâneas pretendo mostrar as diferentes expressões artísticas. As obras são as seguintes:
- Jason Mecier (Mosaicos com comida)
- Jardel´s Córner (Mosaicos com comida)
- Ernesto Neto Dengo (instalação “dengo”, que entre outras coisas há doces)
- Isabel Prado ( performance “Doce”)
- Leandro Erlich (instalação “Let them eat Art”, ou seja, “Deixe que eles comam a arte”)
- Márcia X ( performance Pancake)
- Ginou Choueiri (instalação “Lãs Papas”)
- Vanessa Dualib (fotografias “Brincando com a comida”)
Certamente essas obras irão incomodar pela maneira que ela se manifesta, assim explicarei que a arte é algo usado para indagar, escancarar, refletir sobre o que acontece no mundo. O papel da arte é questionar e cada um enxerga o trabalho do artista de forma particular.
Arte não se trata apenas de coisas bonitas. A arte contemporânea coloca em desafio nossos conceitos, valores, preconceitos e cultura. O artista explora sua liberdade e foge do mundo racional inventando outros pontos de vista, quebrando rotinas e todos os padrões.
Cada artista tem idade e maturidade pessoal diferente, ao produzirem suas obras procuram imaginar e inventar “formas novas”, com sensibilidade, e que são representações e expressões do mundo natural e cultural por eles conhecidos. Fazem isto em diversas linguagens artísticas, técnicas, materiais e em diferentes níveis de saber manifestar criativamente seus pensamentos-emoções.
Atividade 3 – Pesquisa
Nessa atividade os alunos deveram escolher quais alimentos eles irão ocupar para fazer sua arte e assim pesquisar quais os nutrientes presentes neles o que eles previnem e qual a importância desses nutrientes para nossa saúde.









Aula 2 -  Estimulando a criatividade
Atividade 1 – apresentação dos resultados
Após serem feitas as pesquisas os alunos deveram apresentar o resultado obtido em suas pesquisas para toda a sala.
Atividade 2 – Discussão dos resultados
Agora discutiremos  o que a deficiência de cada nutriente causa, a importância dele para o corpo.
Atividade 3 – Momento artístico
Nesse momento iniciaremos o processo criativo, através da análise dos alimentos e da imaginação do que poderá ser feito com ele criativamente.

Referências:
Isabel Prado http://www.sescmg.com.br/cmi/pagina/1487/doce.aspx?codigoOcorrencia=1907

O projeto será aplicado na Escola Estadual "Alysson Roberto Bruno" 







Relatório de execução do projeto

Iniciei fazendo as perguntas para analise dos conhecimentos prévios.
- O que é arte?
- Quais tipos de arte você já presenciou?
- Você conhece algum artista ou sabe o nome de algum?
- O que mais te impressiona na arte?
As respostas foram as mais diversas e a partir delas fui introduzindo o assunto do qual iríamos tratar no trabalho e logo após as imagens de obras dos artistas. As obras conseguiram incomodar muito os alunos, por eles terem noção de que arte são apenas coisas bonitas. Assim, fui explicando qual o papel da arte na sociedade e que a arte contemporânea é assim ela desafia nossos conceitos, valores e que cada artista indaga e reflete o que acontece no mundo, cada um da sua forma uns mais sensíveis outros mais radicais.
Para a próxima aula foi pedido que eles escolhessem alimentos para fazer arte e procurassem pesquisar os nutrientes presentes neles e qual a importância dele para a saúde.
            No dia seguinte iniciamos a aula com a apresentação e discussão dos resultados obtidos na pesquisa sobre os alimentos. Muitos alunos se surpreenderam, pois não sabiam da importância deles para a sua saúde. Distribui as cruzadinhas para que eles desvendassem as palavras e logo depois entreguei o caça-palavras.
            O momento mais esperado pelos alunos era o “momento artístico”, assim pedi que sentassem todos próximos, pois assim seria possível a troca de materiais “alimentos” entre eles.
            Enfim, através desse tipo de projeto podemos notar como os alunos participam com mais vontade e aprendem significativamente, pois estão colocando em prática aquilo que estudaram na teoria. Notavelmente podemos identificar o quanto a turma se interessa mais pelo que o professor está dizendo. Durante toda a execução do projeto não houve nenhum contratempo, até mesmo os alunos mais difíceis de comportamento se comportaram. No final da aula ouvi vários dizendo que: “essa foi a melhor aula do ano”.